• +55 11 4187-0450
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Segunda-Quinta: 8h-18h / Sexta: 8h-17h

Onde são aplicadas as técnicas nucleares?

As técnicas nucleares estão por traz de muitos avanços obtidos nos principais segmentos da economia brasileira, em áreas que influem diretamente na qualidade de vida de nossa população. O uso pacífico da energia nuclear esta cada vez mais presente entre nos, como por exemplo, na área industrial, estas técnicas estão incluídas em uma grande variedade de aplicações tais como, no controle de qualidade de uniões soldadas e peças fundidas de grande porte, controle do desgaste de materiais refratários, medidores on-line de nível, espessura, vazão, em industrias siderúrgicas, naval, petroquímica e controle de qualidade em gramatura na fabricação de papel e celulose.

Quais as aplicações na área da saúde

Uma das áreas onde essa presença é mais abrangente é a saúde, a qual contribui para diagnosticar, evitar ou tratar doenças e combater a dor. Hoje, o Brasil é o líder absoluto na América Latina em quantidade de procedimentos e na produção de radiofármacos, (materiais radioativos produzidos artificialmente), utilizados na Medicina Nuclear.

Mais recentemente, uma das principais inovações que vem ocorrendo, é na irradiação de produtos farmacêuticos envolvendo a pesquisa e produção de membranas de hidrogel, que permitem o fluxo de oxigênio, essencial no tratamento de feridas e queimaduras.

Aplicações na agricultura

Atualmente as técnicas de irradiação de alimentos em irradiadores multipropósitos de grande porte, vem merecendo destaque em diversos segmentos da sociedade. Esta técnica envolve a exposição de materiais, embalados ou não, a um dos três tipos de energia ionizante: raios gama, raios X ou feixe de elétrons. A fonte radioativa mais comum de raios gama utilizada para o processamento destes materiais, é o Cobalto-60.


Janela PopUp Aholic