O que é Dosimetria Pessoal

A dosimetria termoluminescente (TL) é a medida de doses de radiação pór meio de materiais que emitem energia durante aquecimento e esta energia pode ser relacionada à dose de radiação anteriormente recebida. Esses materiais são chamados de dosímetros termoluminescentes (TLDs).

A importância no desenvolvimento de um material para dosimetria está associada ao grau de complexidade que envolve as várias aplicações onde são necessárias medidas de energia por unidade de massa (dose). Entre as aplicações pode-se citar:

*    Dosimetria pessoal – monitoramento da dose de radiação recebida por pessoas que trabalham rotineiramente com radiações em reatores ou técnicos em radiodiagnóstico e radioterapia em hospitais.

*    Dosimetria ambiental – monitoramento da dose de radiação criada a partir das operações em usinas nucleares, ou outros tipos de fontes nucleares, e o impacto dessa dose para o meio ambiente.

*    Dosimetria clínica – monitoramento da dose quando há exposição de pacientes à radiação nos diagnósticos em medicina e durante terapias.

*    Dosimetria de altas doses – monitoramento dentro de reatores nucleares ou durante a esterilização de alimentos.

*    Dosimetria em datação – determinação da idade de um material, na qual a termoluminescência natural é acumulada durante o seu tempo de existência.     

O objetivo da dosimetria termoluminescente é determinar quanto de energia por unidade de massa do material (dose) foi absorvida durante a irradiação. Determina-se essa dose pelo acompanhamento da emissão da energia do material previamente exposto, durante o seu aquecimento. São obtidas, então medidas de intensidade de luz (infravermelha, visível ou ultra violeta).

Os materiais, que possuem propriedades termoluminescentes e que podem ser usados como dosímetros, são chamados de dosímetros termoluminescentes (TLDs).